ETAPA DE ENSINO DE

Sistemas de Informação Currículo Vigente a partir de 2016/1

  • Turno: Noturno
  • Modalidade: Bacharelado
  • Coordenador: Clóvis da Silveira
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4034759394374543
  • Email: 0019.clovissilveira@cnec.br
  • Telefone: (51) 3043-9300 - Ramal 9345
  • Carga Horária: 3000 horas
  • Duração: 4 anos

O curso Sistemas de Informação tem como objetivo formar profissionais capacitados a identificarem e a solucionarem situações no campo tecnológico da computação.

O egresso do curso é um profissional que desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados. Está capacitado a criar, adaptar e instalar softwares para facilitar e organizar a informação. Monta e gerencia banco de dados, redes de computadores, atua na segurança da informação e Gerenciamento de Projetos. O egresso pode atuar como empreendedor ou em qualquer tipo de empresa, seja pública ou privada.

O curso de Sistemas de Informação é estruturado para formar profissionais capacitados a identificar e solucionar problemas no campo tecnológico da computação e atuar, de forma segura, ativa e crítica, em um mercado de trabalho que sofre transformações aceleradas, bem como contribuir no avanço científico e tecnológico do Brasil.

Atos autorizativos: O curso foi autorizado pela Portaria de Autorização n°. 1269 de 25/04/2002, D.O.U. 26/04/2002; e, Portaria de Reconhecimento nº 223 de 07/06/2006, D.O.U. de 09/06/2006; e, Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 286, de 21/12/2012, D.O.U. de 27/12/2012.

Indicadores – (escala de 1 até 5; sendo 1 o mínimo e 5 o máximo)

     ENADE: 4

     Conceito Preliminar de Curso: 4

     CONCEITO final de Curso: 5 (nota máxima)

Vagas: O curso oferece 80 (oitenta) vagas anuais, para o turno da noite, divididas em duas entradas semestrais de 40 (quarenta) vagas.

Formas de ingresso: Vestibular, transferência externa, ingresso de diplomado, ENEM e PROUNI.

 

O curso de Sistemas de Informação está entre as melhores Universidades, segundo o Guia do Estudante.

Última Atualização 03/11/2017


Matriz Curricular

Corpo Docente

Manual do Projeto Integrador

Resolução Sistema de Avaliação da Aprendizagem

Enade

Enade
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, é uma avaliação (composta de prova e questionário do estudante) que tem como objetivo aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e às suas competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento. O ENADE é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, órgão do Ministério da Educação.

Composição do ENADE

Prova
A prova é constituída de conteúdos de formação geral e específica.

O local de prova é informado após o preenchimento do Questionário do Estudante. Desta forma, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante após preencher o referido questionário. O estudante deve comparecer ao local de prova especificado munido de documento oficial de identificação com fotografia.

Questionário do Estudante
O questionário aborda aspectos sobre o perfil socioeconômico do estudante, Projeto Pedagógico do Curso e da infraestrutura da Instituição de Ensino. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante respondido eletronicamente.

Quem deve fazer o ENADE?

Ingressantes: Os ingressantes no curso são inscritos no ENADE, pela FACENSA.
Concluintes: alunos que tiverem concluído 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo. Os concluintes são inscritos no ENADE pela FACENSA.

A importância de fazer o ENADE

O ENADE é um componente curricular obrigatório para os cursos de graduação. O estudante deve realizar o ENADE como condição essencial à conclusão do curso de graduação e expedição e respectivo registro do diploma.

Além disso, a nota do desempenho do estudante na prova poderá ser fator decisivo no ingresso em um curso de pós-graduação, na disputa de uma vaga no mercado de trabalho ou concurso público.

Para o curso de graduação, o conceito do ENADE também é importante, pois resultado positivo destaca o curso no estado, na região e no país.

LINKS COM INFORMAÇÕES SOBRE O ENADE:

Legislação do ENADE:

http://portal.inep.gov.br/legislacao

INEP – Perguntas frequentes

http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1

Trabalho de Conclusão de Curso

Comunicados do seu Curso


Aguarde...